Tubo de Ensaios Transcendental - Desperte-se ao tema

 

Arte: Amanda Lima DEAC/DAC/UnB

 

Por Max Müller C. Sobrinho

 

A presente edição do Projeto Tubo de Ensaios, inspirada na ideia da espiral do samsara, propõe-se como transposição de suas experiências anteriores para os tempos de hoje, num ciclo metanoico de crises e críticas, matéria para evolução, expressão do provérbio oriental on ko chi shin, 'aprender do antigo para entender o novo'.

 

A coleta do que foi produzido e preservado em seu acervo artístico como busca do nirvana, a partir da ascese do trabalho, porque a Arte é Mestra por Si Mesma, técnica, expressão, autoconhecimento – série ininterrupta de mutações a que artista, público e vida são submetidos, e que podem realizar transcendências.

 

O zeitgeist, ‘espírito do tempo’ que hoje se manifesta, sucessiva e simultaneamente, metempsicose, reflexo do que vaga fazendo história, de passado a presente, rápido mensageiro deus Hermes de asas nos pés, num instante mostra-se aqui e agora, comunicando segredos, medos e coisas sombrias expostas, como matéria proibida ou recalcada, trazida às claras e que aponta para o futuro, questionamentos para um provável iluminar de corações, mentes e novas atitudes, um outro vir a ser.

 

O eterno movimento circular do tempo e das ações humanas refletem-se nos filmes da presente mostra, cujas obras, ao aliarem diversas técnicas cinematográficas, áudio e visual de cores locais e globais, de outrora e agora, ao mesmo tempo em que usam de tecnologias e outros recursos dos saberes humanos, apresentam conteúdos plenos de sentido, ou de um nonsense à moda de satori de koan, permitem aberturas a partir dos sentidos da visão e da audição, a despertares de consciências para o que pode significar ser humano.

 

É quando transcendência e cinematografia se unem em prol do olhar antropológico, do reconhecimento psicológico de todos como um, do perceber cético filosófico que põe abaixo barreiras e cria pontes, do sentir artístico que usa do diferente para evidenciar o universal. No transcurso da história e das criações, mudanças de luzes, câmeras e ações, como transportes de possibilidades – movimentos de prismas para novos pontos de vista.

 

Desde perspectivas tecnológicas, passando por culturais, ecológicas, econômicas, políticas, sociais, a espirituais, faz-se conexões entre máquina, humano e divino, e permite-se perguntar: até que ponto nos permitimos transitar entre a condição humana para a de instrumento do que nós próprios criamos? Até que ponto nos libertamos para nos darmos as mãos num grande abraço enquanto mesma espécie, reconhecendo nossas limitações e as consequências de nossos pensamentos, palavras e ações? Até que ponto nos despimos de ideologias, crenças, dogmas, leis, verdades únicas, e nos deixamos experimentar aquela dimensão espiritual que em realidade nos aproximaria de nossa vocação interior, nos fazendo descer humildemente para o horizonte da efemeridade da existência, e assim nos elevar sabiamente à condição de cidadãos do mundo, como bodhisattvas, agentes da boa vontade cuja única preocupação seria a de preservar os valores e riquezas que verdadeiramente mereceriam ser preservados, como toda vida terrena, em suas mais variadas formas e diferenças, movidos tão somente por aquilo que de fato nos faria como deuses e deusas: sabedoria e compaixão?

 

Tal é a Transcendência a que se propõe, pela ilusão reveladora da Arte, as experimentações do Tubo de Ensaios.

 

Que a presente mostra de filmes, numa alusão à culinária clássica, faça as vezes de entrada, para o grande prato principal, que são as obras dos artistas participantes, e a sobremesa, o doce deleite do público!

 

Filmes:

 

Samsara (2011). Direção de Ron Fricke, 1h 42 min., locações em vários países.

Samsara se apresenta como uma meditação guiada não-verbal que transformará os espectadores em todos os países do mundo conforme eles são carregados através da jornada da alma. Com poderosas imagens fotografadas cuidadosamente em 70mm e uma trilha sonora dinâmica, o filme ilumina as conexões entre a humanidade e o resto da natureza, mostrando como nossos ciclos de vida espelham o ritmo do planeta. Classificação: 14 anos.

 

 Imagem do filme Samsara - Epupa Falls

 

HUMAN's Musics (2015). Um filme de Yann Arthus-Bertrand / composição de Armand Amar, 1h 23min., locações em vários países.

“I am deeply taken with traditional music, it moves me, it connects you to emotion. (...)” Armand Amard, composer of the HUMAN music. Classificação:

 

Meteorango Kid - Herói Intergalático (1969). Direção de André Luiz Oliveira, 1h 25min., Brasil.

As aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia de seu aniversário. De forma absolutamente despojada, anárquica e irreverente, mostra sem rodeios o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita. Classificação: 16 anos.

 

Matrix (1999). Direção de Lana e Lilly Wachowski, 2h 15 min., EUA e Austrália.

Em um futuro próximo, Thomas Anderson, um jovem programador de computador, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Classificação: 14 anos

 

Validação - Poder do elogio e da positividade (2006). Direção de Kurt Kuenne, 14 min. e 45 segundos, país de produção.

Validação é uma fábula sobre a mágica do estacionamento gratuito. Classificação:

 

Inner Worlds, Outer Worlds - Part 1 - Akasha (2012). Um filme por Daniel Schmidt, 31 min., Canadá.

Akasha is the unmanifested, the “nothing” or emptiness which fills the vacuum of space. Classificação: 

 

Inner Worlds, Outer Worlds – Part 2 – The Spiral (2012), Um filme por Daniel Schmidt, 32 min. e 43 segundos, Canadá.

The Pythagorean philosopher Plato hinted enigmatically that there was a golden key that unified all of the mysteries of the universe. Classificação:

 

Jinxy and Lucky Lou (2014). Direção de Michelle Kwon e Mike Bidinger, 3 min. e 51 segundos, EUA.

When the chaotically misfortunate Jenkins and the monotonously Lucky Lou run into each other one morning, they find a thrilling and fulfilling change of pace as they hurtle down the hills of San Francisco in an ice cream cart. Classificação:

 

Serviço:

O que é: Tubo de Ensaios Transcendental

Quando: 23, 24 e 25 de setembro de 2020, das 17h às 19h30min.

Onde: transmissão pelo canal da Extensão no Youtube. Acesse: <https://www.youtube.com/c/ExtensãoUnB>